Twitter Facebook Orkut Rss

Tradutor

Cientista cria Inteligência Artificial capaz de jogar "Super Mario Bros"

quarta-feira, 17 de abril de 2013


Cientista cria Inteligência Artificial capaz de jogar 'Super Mario Bros.'

Outros jogos do antigo videogame NES também são jogador por máquina.

Inteligência Artificial, contudo, não consegue jogar 'Tetris', diz criador.


FONTE: Postado no G1 dia 15/04/2013 às 12h21min e atualizado no G1 dia 15/04/2013 às 12h21min
Mario tinha que enfrentar o vilão Bowser em 'Super Mario Bros.' (Foto: Divulgação/Nintendo)
Um cientista norte-americano afirma ter criado uma Inteligência Artificial (IA) capaz de jogar o game clássico "Super Mario Bros.", de 1985, e outros games antigos lançados no videogame Nintendo Entertainment System, o NES, de acordo com reportagem da "Wired".

O programa de IA foi apresentado por Tom Murphy na feira de ciência da computação SigBovik 2013, que disse à revista que o trabalho que ele desenvolveu é "100% real" (clique aqui para assistir ao vídeo do cientista).
O programa de Murphy usa "ordenação lexicográfica", um sistema matemático isado para ordenar valores. Com isso, o criador desenvolveu dois programas: um, chamado LearnFun, em que ele gravou a si mesmo jogando a primeira fase de "Super Mario Bros." algumas vezes e gravou estas informações junto com os dados contidos no cartucho do jogo - incluindo localização de inimigos e quais os botões pressionados até o final da fase; o outro se chama PlayFun, que é a Inteligência Artificial, que tinha como missão melhorar a pontuação feita por seu criador.
Para fazer o computador entender o motivo de ele ter que melhorar a pontuação no game, ele permite que a máquina aumente seus valores de RAM. Assim, ele tenta descobrir a sequência necessária para ter um resultado melhor toda a vez que joga o game.
Além de "Super Mario Bros.", a IA consegue jogar "Bubble Bobble", "Karate Kid", "Adventure Island" e "Pac-Man", mas não obtém um resultado satisfatório em "Tetris". O motivo, segundo seu criador, é que a IA tenta aumentar a sua pontuação do modo mais fácil e simples.
POSTADO POR: Lana

0 comentários:

Postar um comentário