Twitter Facebook Orkut Rss

Tradutor

Manchete: "Os jovens perguntam: 'Por que eu falei isso?'"

domingo, 4 de março de 2012

O Falatório em Clima de Volta ás Aulas
-------------------------------------
Os jovens perguntam: "Por que eu falei isso?"
Fonte: revista Despertai! de Janeiro de 2012

Este artigo o ajudará a saber
POR QUE você diz algo errado
O QUE fazer quando falar algo que não devia
COMO controlar a fala

"Geralmente eu não tenho problema em controlar minha fala. Mas ás vezes eu erro. E fico com muita vergonha!"
- Chase




"Ás vezes, eu digo o que todo mundo está pensando. Mas que não deveria ser dito."
- Alice






POR QUE isso acontece
Caso Real: "Quando fui me desfazer de algumas roupas, uma amiga minha ficou interessada em algumas delas. Ela queria algumas que eu ia jogar fora. Sem pensar, eu disse: 'Acho que elas não vão servir em você.' Então ela respondeu 'O quê? Você está me chamando de gorda?'" - Karina.
Muitos se sentem como Anete,* que admite: "Muitas vezes o freio que deveria existir entre o que eu penso e o que eu falo funciona como um acelerador"
------------------------
*Alguns nomes deste artigo foram mudados.
------------------------
Para entender por que você ][não consegue controlar suas palavras às vezes, responda às perguntas abaixo.

  • Qual é a sua fraqueza?
  1. Falo quando estou com raiva 
  2. Falo sem pensar no que eu falaria
  3. Falo sem ouvir o que me falaram antes
  4. Outra alternativa 
Exemplo: "Meu problema é que eu brinco demais, e às vezes as pessoas interpretam mal o que eu digo." - Alexis.
    • A quem você costuma falar o que não deveria?
    1. Meu pai ou minha mãe 
    2. Meu irmão ou irmã 
    3. Um amigo ou amiga 
    4. Outra pessoa
    Exemplo: "É triste, mas as pessoas que eu mais amo são as que eu geralmente mais magoo", diz Christine, de 20 anos. "Acho que é porque eu fico tão à vontade com elas. Assim, eu não fico 'medindo' as palavras."
      O QUE FAZER se falar algo que não deveria ter dito.


      "Uma vez que você apertou o tubo da pasta de dente, não dá para colocar a pasta de volta.
      O mesmo acontece com as palavras. Quando dizemos algo que magoa, não dá para voltar atrás em nossa decisão."
      Caso real: "Minha mãe morreu quando eu tinha 10 meses, e meu pai não participou da minha vida. Quem me criou foi a minha tia. Certo dia, quando tinha uns 10 anos, eu estava me sentindo solitária e revoltada por causa morta da minha mãe. Eu queria descontar em alguém. Então, quando minha tia pediu ajuda para alguma coisa, eu gritei 'Odeio você' e 'Você não é minha mãe de verdade'. Ela ficou chocada, foi para o quarto, fechou a porta e começou a chorar. Eu me senti horrível. Depois de tanto tempo cuidando de mim, tratei minha tia como se ela fosse lixo. Meu tio conversou comigo sobre como controlar a língua. Depois pedi desculpas para a minha tia, e fiz isso de coração. Eu admito. Eu estava errada." - Karen.
      Digite abaixo porque pode ser difícil pedir desculpas:

      Por que você provavelmente se sente melhor quando pede desculpas?

      É claro que é melhor evitar falar algo errado do que pedir desculpas depois. Como podemos evitar falar algo errado?


      Allie: Antes de dizer algo, eu me pergunto: "Isso vai ajudar em alguma coisa?","Como vai afetar a pessoa com quem estou conversando?" e se eu ficar duvidando, provavelmente seria melhor eu ficar calada.
      Chase: Quando quero dizer algo tento pensar no efeito que minhas palavras vão ter nas pessoas ao meu redor. Acho que com o passar do tempo eu estou controlando melhor minha fala. Sem dúvida, aprendemos com a experiência.


      COMO controlar a fala

      "Não ache que tudo que dizem é contra você; assim, você não se ofenderá com tanta facilidade." - Daniela.
      "Eu saio para caminhar quando estou estressada. Assim posso ficar um pouco sozinha e me acalmar melhor." - Brielle.
      "Quando eu era mais nova, não deixava nada passar e implicava com tudo. Mas aprendi que é melhor não esquentar a cabeça com cada coisinha" - Célia
      "Se alguém está gritando e você não recruta, uma hora a pessoa vai cansar e parar de falar. Basta ser paciente. Não coloque lenha na fogueira" - Kevin.
      "Há ocasiões em que eu fico irritado com alguém. Fico pensando em várias coisas que gostaria de dizer para aquela pessoa. Mas, por esperar, percebo que isso não teria levado a nada. Não diga nada na hora." - Charles
      Que tal perguntar aos seus pais?
      Visto que ninguém é perfeito, pergunte aos seus pais que esforços tiveram de fazer para controlar a fala.
      --------------------------------------------------------------------------------------------








      Os direitos da postagem "Os jovens perguntam: 'Por que eu falei isso?'" são do domínio(blog) O Falatório. Os direitos da manchete da revista Despertai! de janeiro de 2012 são exclusivamente desta. Qualquer cópia sem a autorização/apresentação dos direitos de O Falatório e/ou Despertai! é considerado furto e O Falatório e Despertai! tem direito de pedir para que retirem a postagem/manchete de revista.



      O Falatório
      Futuras Postagens Recentes Especiais Normais RPG Animê
      Primeira luta!
      Dia internacional da Mulher
      Material Escolar
      Oh-oh, uma nova escola...
      Robô Ed e SeteZoom



      Beijos, até as próximas postagens!
      Lana

      0 comentários:

      Postar um comentário