Twitter Facebook Orkut Rss

Tradutor

Manchete: "É possível ser honesto hoje?" - Empresas e Adultos - Parte 2

sexta-feira, 2 de março de 2012

Postagem recomendada para maiores de 14 anos.


É possível ser honesto hoje?
Fonte: Revista Despertai! de Janeiro de 2012
Parte 2
É possível ser honesto!
GANHAR dinheiro é algo necessário. Temos a responsabilidade perante Deus de sustentar a nós mesmos e a nossa família - 1 Timóteo 5:8
Mas, e se o dinheiro e as coisas que ele pode comprar se tornarem mais do que apenas um meio de prover o sustento? E se passarem a ser o objetivo da vida? Nesse caso, a pessoa estará mais propensa a recorrer à desonestidade. Ela talvez perceba tarde demais que não vale a pena ser desonesta. Além disso, como a Bíblia diz, o amor ao dinheiro causa muitas dores. - 1 Timóteo 6:9, 10.
Veja a seguir quatro exemplos de pessoas que acham que ser bem-sucedido não depende de acumular dinheiro.
Amor-próprio.
"Alguns anos atrás, entrevistei um cliente que queria obter uma apólice de seguro de vida de um milhão de dólares. Minha comissão seria de milhares de dólares. Ele disse que, se eu quisesse fechar negócio com ele, teria de lhe dar metade de minha comissão. O que ele estava pedindo não só era antiético, mas também ilegal. E eu disse isso para ele.
"Tentei raciocinar com ele por lhe perguntar se gostaria mesmo de dar informações confidenciais de caráter pessoal e financeiro a alguém desonesto. Eu reafirmei minha posição e disse que ele poderia me contatar se quisesse meus serviços. Ele nunca mais me procurou.
"Se eu tivesse aceitado sua proposta, teria manchado minha integridade e perdido meu amor-próprio como cristão. Eu teria ficado sob o controle daquele homem que tentou me manipular para participar de um esquema desonesto." - Don, EUA.
Paz de espírito.
O primeiro artigo dessa série contou o caso de Danny, em que um fornecedor lhe ofereceu um suborno "generoso" para que mentisse sobre a produção de sua fábrica. O que Danny fez?
"Agradeci ao gerente pelo jantar e devolvi o envelope com o dinheiro. Ele insistiu dizendo que daria mais dinheiro se sua fábrica passasse na avaliação. Eu recusei.
"Se eu tivesse aceitado o dinheiro, viveria com medo de ser descoberto. Mais tarde, meu chefe ficou sabendo o que tinha acontecido. Imagine minha alegria e alívio por não ter feito nada desonesto! Eu me lembrei de Provérbios 15:17: 'Quem obtém lucro injusto traz o banimento sobre a sua própria casa, mas aquele que odeia dádivas [ou subornos] é quem continuará vivendo'." - Danny, Hong Kong.
Felicidade familiar.
"Sou autônomo no ramo de construção civil. Há muitas oportunidades para enganar clientes ou fugir de impostos. Mas eu e minha família temos sido recompensados pela minha determinação de continuar honesto.
"A pessoa que é honesta age assim em todos os aspectos da vida, não só no trabalho ou nos negócios. Saber que seu marido ou esposa não violará os padrões de Deus referentes à honestidade aumenta a confiança na família. Seu cônjuge se sente seguro por saber que a integridade não é como uma roupa que você coloca e tira quando lhe convém.
"Você poderia ser o dono da maior empresa do mundo e ainda assim seu dinheiro não traria alívio para os problemas familiares. Sou Testemunha de Jeová e descobri que seguir os princípios da Bíblia ajuda a manter o equilíbrio da vida.(E equilibrar a vida sem ser Testemunha de Jeová ou ler a bíblia é crime? Rolou um preconceito aí...) Tenho tempo para ficar com a família sem ser um fantoche nas mãos deste mundo controlado pelo dinheiro e pela ganância." - Durwin, EUA.
Um bom relacionamento com Deus.
"Meu trabalho inclui comprar suprimentos para a empresa. Os vendedores às vezes me oferecem uma porcentagem do valor da compra, em vez de dar à minha empresa a maior margem de desconto possível. Mas isso seria uma forma de roubar minha empresa.
"Meu salário não é grande, e um dinheiro extra viria bem a calhar. Mas nada se compara a uma consciência limpa e a aprovação de Jeová Deus(Jeová Deus? Isso existe? Essa palavra? Esse nome?). Por isso, ao fazer qualquer negociação, sigo o princípio bíblico(Só podia ser...) de Hebreus 13:18: 'Queremos comportar-nos honestamente em todas as coisas'." - Raquel, Filipinas.
(Tanto número está me dando dor de cabeça. Tenha dó, era janeiro, férias! Precisa mesmo ensinar matemática? Tem tantos números que me sinto na escola!)
Princípios para negociações honestas.
Os padrões de éticas nos negócios variam de um lugar para o outro. Mesmo assim, os princípios bíblicos(AAHHHH!!!!) são a base para se tomar decisões éticas. Para que uma negociação seja honesta, você deve:
  • Falar a verdade
  • Ser confiável
  • Manter sigilo(Guardar segredo)
  • Ser incorruptível
  • Ser justo
  • Respeitar as leis
Como ser íntegro nos negócios.
  • Defina suas prioridades. Por exemplo: o que é mais importante para você, ganhar dinheiro ou ter o favor de Deus?(Quem não for, hum, "a favor de Deus" ou algo assim, tipo, de outra religião, troque por "ganhar dinheiro ou ser preso".)
  • Decida com antecedência. Imagine situações em que sua honestidade poderá ser testadas e planeje como agirá.
  • Deixe claro sua posição. No início de uma nova relação comercial, explique de forma respeitosa quais são seus princípios.
  • Procure ajuda. Quando se confrontar com uma tentação ou dilema ético, peça conselhos a alguém que tenha os mesmos princípios que você.
--------------------------------------------------
    Espero que tenham gostado dessa outra, digamos, série. Amanhã ou depois de amanhã tem mais, vou por uma tabela para ajudá-los:





    Os direitos da postagem "É possível ser honesto hoje?" são do domínio(blog) O Falatório. Os direitos da manchete da revista Despertai! de janeiro de 2012 são exclusivamente desta. Qualquer cópia sem a autorização/apresentação dos direitos de O Falatório e/ou Despertai! é considerado furto e O Falatório e Despertai! tem direito de pedir para que retirem a postagem/manchete de revista.



    O Falatório
    Futuras Postagens Recentes Especiais Normais RPG Animê
    Como se proteger de Fraudes na internet
    Os jovens perguntam: "Por que eu falei isso?!"
    Primeira luta!
    Dia internacional da Mulher
    Material Escolar
    Oh-oh, uma nova escola...



    Beijos, até as postagens recentes!
    Lana

    0 comentários:

    Postar um comentário